Embora o surgimento de alguns problemas de saúde ao longo da vida dos pets seja inevitável, algumas doenças podem ser evitadas com a ajuda de medidas preventivas. Uma dessas medidas é a realização dos protocolos vacinais em cães e gatos.

A vacinação é um dos fundamentos da medicina veterinária preventiva e deve ser iniciada nos primeiros meses de vida do filhote além de mantida em reforços anuais. Enquanto filhotes, o sistema imunológico do pet não está completamente desenvolvido, por isso é ainda mais importante deixá-lo protegido contra doenças graves e até fatais. Vamos conhecer o calendário de vacinação dos filhotes*?

Cães:

Com 30 dias de vida é recomendado administrar a vacina contra Cinomose e Parvovirose em dose única.

Apartir de 6 semanas de idade é recomendado administrar a vacina múltipla, que imuniza contra Cinomose, Hepatite Infecciosa, Parvovirose, Parainflenza e Leptospirose (L. interrogans sorogrupo Canicola sorovar Canicola e L. interrogans sorogrupo Icterohaemorrhagiae sorovar Copenhageni). Protocolo composto de quatro doses da vacina aplicadas com intervalo de 21 dias entre elas e após, reforço de dose única anual.

Apartir de 4 meses de idade é recomendado administrar a vacina antirrábica, que imuniza contra Raiva, uma zoonose gravíssima. Dose única anual.

Apartir de 4 meses de idade é recomendado administrar a vacina contra leishmaniose, que também é uma zoonose gravíssima. Protocolo composto de teste contra a doença e três doses da vacina aplicadas com intervalo de 21 dias entre elas e após, reforço de dose única anual.

Também são recomendadas a as vacinas contra gripe canina e contra giárdia, além da administração de vermífugos e antiparasitários regularmente.

 

Gatos:

A partir de 60 dias de vida é recomendado administrar a vacina múltipla quádrupla ou quíntupla (imunização contra Panleucopenia, calicivírus, rinotraqueite e outras). Protocolo composto de duas doses da vacina aplicadas com intervalo de 21 dias entre elas e após, reforço de dose única anual.

Apartir de 4 meses de idade é recomendado administrar a vacina antirrábica, que imuniza contra Raiva, uma zoonose gravíssima. Dose única anual.

Também são recomendadas a administração de vermífugos e antiparasitários regularmente.


*O protocolo vacinal pode ser alterado a critério do médico veterinário.

Lembrando que o único profissional capacitado para realizar a vacinação de cães e gatos é o médico veterinário devidamente capacitado e as carteiras de vacinação dos animais devem conter a identificação do médico-veterinário (carimbo com o nome completo, número de inscrição no CRMV e assinatura).

É recomendado fazer visitas regulares ao médico veterinário para acompanhamento da saúde do animal, prevenção e controle de patologias.